Conhecimento ou Experiência ?

Os profissionais do mundo corporativo se confundem ao falar de conhecimento e experiência. Na realidade, o sentido das palavras é distinto.

O conhecimento refere-se a algo que podemos aprender por intermédio de outra pessoa, na maioria das vezes trata-se de teorias e técnicas para se lidar com uma possível realidade.

Existem pessoas que, mesmo vivenciando um determinado problema por várias vezes, não conseguem lidar com a situação e passam anos na mesma função, na mesma empresa, com os mesmos paradigmas. Para esses casos, dizemos que essas pessoas vivem na mesmice ou que são medíocres (no sentido de medianas).

O conhecimento tem um ponto em comum com a experiência. Ninguém poderá tirá-lo de nós, é algo que depois de adquirido se torna uma força, uma referência para a nossa vida, nos faz lidar com as adversidades do dia a dia e superar nossos limites. Cada profissional armazena um conhecimento específico e necessário para o seu desenvolvimento, e muitas vezes buscamos esse conhecimento viajando para outros países, trocando de emprego, fazendo alguns cursos. Quanto mais conhecimento adquirido, maior o valor intelectual e o reconhecimento.

A experiência, por sua vez, é a junção de todo o conhecimento armazenado durante a vida com a ação de colocá-lo em prática.

•          Podemos entender o que é fome sem ter passado fome?

•          O que é vitória, sem ter vencido algum torneio ou batalha?

•          O que é amor, sem ter amado?

•          Traição, sem ter sido traído?

Ser experiente não é ser idoso, nem ser chefe, nem ter muitos anos dentro de uma organização. Ser experiente é ter vivenciado muitas situações diferentes, tanto na vida profissional quanto na vida pessoal. Com a experiência é possível lidar melhor com as pessoas, entender as atitudes, as derrotas, os sucessos e, se for preciso, reverter cada situação olhando para a frente e de cabeça erguida.

Quando um líder tem medo de perder seu cargo e de delegar tarefas para seus subordinados, esse líder sofre de dois males: a falta de experiência e a incompetência. Sempre existirá tempo para corrermos atrás do conhecimento e quebrarmos barreiras para a experiência. Não morra do mesmo mal, tenha atitude e criatividade, mude o seu futuro ainda hoje.

This entry was posted in Gestão and tagged , . Bookmark the permalink.

Deixar uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Pode usar estas tags HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>