Seja um Verdadeiro Profissional de Vendas

Parafraseando alguns autores, traço um paralelo com a profissão de vendas:

“Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação” Mario Quintana

Muitas vezes ao oferecer um serviço para uma determinada empresa ou pessoa, nós da área comercial somos ignorados, quando isso acontece, não só uma oportunidade de negócio exclui-se, mas também a oportunidade de se melhorar um serviço ou de mudar o que não esta dando certo para o cliente.

Como saber quando algo oferecido é uma oportunidade ou não?

Simplesmente dando a chance ao profissional de explanar sobre um determinado assunto, sem pensar em custo e tempo, apenas abrindo as portas para o novo. Muito embora nós acreditemos que já ouvimos ou vimos tudo, isso não é verdade, ainda temos muita coisa nova para ver e ouvir, ou seja, posso oferecer o mesmo serviço que o meu concorrente, mas posso entender muito mais do que ele de todo o processo, de como e onde meu serviço pode te ajudar de forma mais eficiente, só isso já te garante uma economia não calculável até então, por isso, ouvir não custa nada pra ninguém, no final da reunião, você terá a certeza que ainda pode ter melhores alternativas ou que a atual situação é a melhor opção até o momento.

O que encontramos na maioria das vezes são pessoas que morrem de medo de mudanças e isso se dá pelo fato de trabalharem em ambientes medrosos, que não se arriscam por nada, que para todo erro existe um culpado; e em um ambiente assim, criam-se medrosos.

“As coisas que queremos e parecem impossíveis só podem ser conseguidas com uma teimosia pacífica” Maratma Gandhi

Na área comercial, somente a persistência pode levar ao sucesso, vivemos em um mundo onde o erro, a falha é algo constante e buscar a perfeição nos diferencia da concorrência. Podemos cair 7 vezes, mas devemos nos levantar por 8 para que as coisas aconteçam naturalmente em nossas vidas.

“Quando falares, cuide que as palavras sejam melhores que o silêncio”

Em tudo o que dizemos, precisamos ser assertivos, com palavras certas, atitudes corretas, devemos ser um exemplo para se seguir; muito embora essa característica ainda não seja 100% considerada e acreditada, em um longo período de tempo as coisas mudam e o grupo com quem mantemos relacionamento começa a te diferenciar. Se for leal consigo mesmo, sem querer aparentar algo que não é para os outros, sempre se utilizando da sinceridade, se tornará um ser único.

“Do sublime ao ridículo, não há mais que um passo” Napoleão

Descobrimos um verdadeiro profissional, quando seus atos são minuciosos, quando ao precisarmos de ajudar nos deparamos com um ser que nos promove e não nos deprecia, quando ao ser chamado, ele para tudo que está fazendo para nos dar atenção, quando nos vê em situações de conflito, nos ampara e nos leva a normalidade para que não percamos a cabeça; mesmo sabendo que a frase acima é verdadeira, para esse tipo profissional a distância do sublime para o ridículo é muito grande.

“As perguntas não são nunca indiscretas, as respostas às vezes sim” Oscar Wilde

De perguntas vive um profissional de vendas, se souberes faze-las de forma inteligente e dentro de um contexto aceitável, obterá todas as respostas possíveis para entender as necessidades do seu cliente. Sem perguntas, não haverão respostas, sem respostas, não haverá negócio.

“Fuja do elogio, mas tente merece-los” François Fénelon

Ainda hoje não me sinto confortável com elogios em público, não me vejo mais ou menos que os outros, diferente do que se diz no mercado, nem acho que será de grande valia um elogio em público, acredito que ele pode causar inveja ou desconforto para quem esteja ouvindo, sempre preferi elogiar e ser elogiado por e-mail, pois palavras pessoais me comovem.

“Na vida não há prêmios nem castigos. Apenas consequências” Robert Green Ingerson

A consequência das atitudes boas serão resultados bons, a consequência de péssimas atitudes será longas noites mal dormidas, tardes de pensamentos deprimentes e manhãs com sabores amargos.

“São três coisas que jamais voltam à flecha lançada, a palavra dita e a oportunidade perdida”.

Posted in Gestão | Leave a comment

Organize sua Rotina de Trabalho

Se organizar no trabalho rende bons frutos dentro e fora dele. Com as tarefas em dia o ânimo e o humor ficam melhores e isso reflete no cotidiano como um todo. Os resultados também são mais expressivos para quem sabe se organizar, não havendo a necessidade de ficar depois do horário. Por essa razão, é preciso se atentar a pequenas coisas que tornam as atividades no trabalho mais produtivas.

Se você aprender a ter uma boa relação entre o tempo disponível e os afazeres do trabalho, sobrará mais tempo para se dedicar às tarefas externas. Esse é o começo para ter uma boa organização. Sua vida não precisa ser regida pelo relógio, mas você deve saber quanto tempo leva para chegar ao trabalho ou para fazer uma tarefa diária, por exemplo.

Você conhecendo suas responsabilidades, saberá quantas horas precisa para realizar uma determinada tarefa. Para dinamizar o processo, estabeleça uma rotina para a realização das suas atividades. Por exemplo: ao chegar ao trabalho, verifique os e-mails e tarefas que ficaram do dia anterior. Estabeleça as prioridades e faça uma lista levando em consideração a urgência na execução. Você pode dividi-las entre urgentes, importantes e as que podem ser feitas depois. Assim é mais fácil de lidar com os prazos estabelecidos.

Colocar as atividades e responsabilidades em uma agenda te ajudará a lembrar delas, afinal, são muitas as informações que se recebe ao longo do dia. Não precisa ser uma agenda física, pode ser em um aplicativo para celular, ou mesmo nos recursos do seu e-mail é possível criar um calendário de atividades. Ache o melhor meio para você marcar as atividades do trabalho, as reuniões, os eventos, as festas e os compromissos da vida pessoal. Dessa forma, a organização se estende para fora do trabalho e isso também facilitará sua vida.

No ambiente de trabalho, o mais importante para otimizar o tempo é ter foco. Algumas coisas podem distrair e comprometer o seu desempenho. Conversas paralelas podem ser convidativas, mas não boas para o rendimento pessoal. O mesmo vale para o uso de redes sociais, ligações pessoais e tudo que possa tirar sua concentração. Se não for preciso para o seu trabalho, não entre nas redes sociais(a menos que estipule um determinado horário para isso também) e deixe o celular no silencioso.

Por fim, coloque em prática o ditado: não deixe para amanhã o que pode fazer hoje. Pode não parecer, mas adiar as tarefas vai gerar um acúmulo desnecessário. É importante ter sempre bom humor, assim você não vê o tempo passar e ainda será bem aceito entre os colegas de trabalho.

O conteúdo desse artigo é de responsabilidade do seu autor Rodrigo Rodrigues, CEO da Acesso Shop (www.acessoshop.com.br)

Posted in Gestão | Tagged | Leave a comment

Ano Novo

Vivemos 365 dias a espera de um novo ano, de novas expectativas, novas oportunidades, realizações de sonhos e esquecemos que o novo é somente uma palavra, a vida continua acima de qualquer virada de ano, dia 01 de janeiro é apenas uma referência.

Quando fazemos aniversários, ficamos velhos, não ficamos mais novos, o novo pode ser velho, se continuarmos os próximos anos fazendo as mesmas coisas, se as atitudes não mudarem, transformaremos o próximo ano em algo mais velho ainda, sem melhorias ou até pior.

O novo, é o que planejamos, todas as mudanças para nossas vidas, o novo é algo motivador, pois de uma hora para outra ele pode vir e melhorar tudo o que existia até aquele momento.

O ano novo dependerá sempre de nós, somente nós é que transformaremos o próximo ano em novo ou velho, a expressão que gerou um livro e depois um filme “feliz ano velho”, para mim traduz que poderemos ter um ano velho mais feliz do que o novo e isso é algo que devemos lutar contra, temos de fazer dos próximos anos, situações muito melhores do que os anos que já passaram, devemos corrigir nossas ações para vivermos cada dia mais felizes.

Acredito que somente refletindo, replanejando e nos reinventando, poderemos nos tornar merecedores de um mundo melhor.

Desejo a todos, que os seus sonhos sejam realizados nos próximos anos e que a saúde seja constante para compartilharmos esses momentos com as pessoas amadas.

No final, o que será da gente ?

No que devemos focar nossas vidas ?

O que nos dá sentido para essa vida ?

Porque continuar vivendo assim ?

Será que fizemos tudo o que pudemos em 2014 ?

Diga sim para a vida e para os nãos que ouvir, ignore o que não te agrega, acredite e tenha fé…

Feliz Ano de 2015

Por: Marcelo Salvo

Posted in Sem categoria | Leave a comment